segunda-feira, junho 23, 2008

Será?


Quem tem idade para tal e gosta do assunto, não deve esquecer do "suposto vexame" que a Seleção do Peru deu, na Copa de 78, na Argentina, ao perder por 6x0, da Seleção Argentina, permitindo que o Brasil invicto fosse eliminado e a Argentina fosse à Final da Copa, em um jogo que passou para história como um dos mais polêmicos em mundiais da Fifa.

Agora, três décadas depois, o jornalista argentino Ricardo Gotta publica "Fuimos Campeones", livro no qual oferece mais indícios de que o jogo tenha sido comprado pela ditadura de Buenos Aires.

Após empatar com o Brasil, a seleção Argentina precisava ganhar do Peru com mais de 4 gols de diferença - e acabou marcando 6. Segundo o livro de Gotta, que chega às livrarias portenhas nesta semana, a façanha não se deve ao talento dos jogadores argentinos, mas às combinações de uma ditadura interessada no resultado.

Para reforçar essa hipótese, três fatos sugerem que a seleção peruana de futebol tenha sido subornada: pressões ao técnico Marcos Calderón para mudar a escalação peruana; a fúria de alguns jogadores no dia do jogo; e um sugestivo telefonema do então presidente do Peru, general Francisco Morales Bermúdez, ao capitão da equipe peruana, Héctor Chumpitaz.

O livro também lembra outros fatos: a sugestiva venda do zagueiro peruano Rodulfo Manzo ao clube argentino Vélez Sarsfield; a insólita visita do general Videla (junto com o ex-secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger) ao vestiário do Peru antes da partida contra a Argentina; a ordem para que a seleção peruana atuasse com a camisa reserva; e uma doação de trigo argentino ao Peru, ordenada anos antes e concretizada duas semanas depois do jogo que eliminou o Brasil.


Leia a matéria completa aqui


Nenhum comentário: