quarta-feira, junho 25, 2008

Bruschettas


A bruschetta nasceu na Itália para aproveitar melhor aquele velho pão amanhecido. Só que transformou-se em um dos mais famosos petiscos da culinária italiana e é uma das entradas que maisa gosto de fazer e comer. Ótima para ser servida com salada e azeite.

O segredo é combinar fatias grossas de pão torrado com coberturas variadas ao gosto do freguês. Prefiro fazer estas maravilhas, com fatias de pão italiano.

Versátil demais, dá pra combinar meio mundo de recheios:


Tomate-cereja, mussarela de búfala, manjericão e gergelim

- 12 tomates-cereja cortados ao meio
- 80 g de minimussarela de búfala (em fatias finas)
- Manjericão fresco a gosto
- Azeite extravirgem a gosto
- Sal a gosto
- 4 fatias de pão italiano (1 cm de espessura)
- Gergelim preto para polvilhar

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes (exceto o pão e o gergelim) numa tigela. Salgue a gosto e reserve. Aqueça o pão no forno preaquecido (200ºC) por cerca de 5 minutos. Retire e, em seguida, cubra com a mistura de tomate e queijo. Polvilhe gergelim por cima e sirva.


Bruschetta de shiitake e gengibre

- 4 fatias de pão italiano (1 cm de espessura)
- colher (sopa) de azeite
- 100 g de shiitake fatiado fino
- 1 colher (café) de gengibre ralado
- Molho shoyu a gosto
- 2 colheres (sopa) de cebolinha fatiada

Modo de preparo

Ponha as fatias de pão no forno preaquecido (200ºC) por cerca de 5 minutos. Enquanto isso, prepare o shiitake: em uma frigideira, aqueça o azeite e coloque os cogumelos fatiados e o gengibre. Refogue por alguns minutos.
Por último, adicione o shoyu e a cebolinha. Misture bem e apague o fogo. Acomode porções de shiitake sobre cada fatia de pão. Sirva quente.


Tradicional

1 Pão Italiano
3 tomates vermelhos picados
Manjericão
Azeite
Sal
pimenta do reino (opcional)
1 dente de alho

Modo de preparo

Corte fatias de pão, da espessura de 1 dedo. Regue com “um fio” de azeite virgem. Leve ao forno por 5 minutos, em temperatura média.

Enquanto isso, coloque 3 colheres de sopa de azeite em uma frigideira e refogue o alho, os tomates, já previamente temperados com sal e pimenta.

Retire a assadeira com as fatias de pão do forno e cubra cada uma das fatias com o tomate refogado. Salpique com o majericão picado.


FAÇA A SUA. INVENTE. USE FRUTAS. USE FOLHAS. USE ERVAS.



Nenhum comentário: