sexta-feira, junho 13, 2008

Estudante descobre bactéria que decompõe plástico em 3 meses


Daniel Burd, um estudante do 11º ano do Canadá, quer transformar seu projeto de ciência do ensino médio em realidade. De acordo com o site Green Packs, o estudante acredita que uma sacola de plástico leva mil anos para se decompor por causa de um microorganismo existente no material, mas ele acredita que desenvolveu um método que decompor o plástico em três meses.

O jovem cientista pesquisou os “culpados” pela decomposição das sacolas plásticas e descobriu duas bactérias diferentes que trabalham juntas, a primeira é a Sphingomonas e a outra é a Pseudomonas.

De acordo com Burd, criar uma solução industrializada para plástico que se decomponha em três meses é extremamente simples. “Tudo que nós precisamos é de algo que fermente tudo isso...seu crescimento médio, seus micróbios e suas sacolas plásticas”, afirma o estudante.

De qualquer forma, ele não resolveu o problema da poluição do Pacífico, mas a idéia do estudante é tão simples que pode funcionar e mudar o mundo, pelo menos um pouco.

Para o site, Burd merece os parabéns e algum dinheiro para continuar sua pesquisa e transformar sua idéia em uma solução real, ao invés de se manter apenas um projeto.

Será?


Fonte: IG Educação


Nenhum comentário: