sexta-feira, junho 13, 2008

Maior que se imaginava


Deu no Estadão:

Extra-oficialmente, fontes revelam que o novo reservatório de óleo, denominado informalmente de Guará, seria ainda maior do que o de Tupi, o bloco mais promissor até agora, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris. Na quinta-feira, 12, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, antecipou o anúncio e garantiu que o volume das descobertas é "bem maior" que os já divulgados.


A Petrobrás, no entanto, não informa volumes da área, localizada no BMS-9, mas apenas que a qualidade do óleo é boa (28°API) e o bloco é operado pela estatal (que detém 45%) em parceria com a BG Group (30%) e a Repsol YPF (25%). A empresa também confirmou que a área da descoberta fica ao lado do bloco de Carioca, que foi anunciado em setembro de 2007.


Os investidores estão recebendo sem festa o anúncio de mais uma descoberta de petróleo na área pré-sal, em águas ultraprofundas na Bacia de Santos. Operadores ouvidos dizem que essas descobertas estão numa área que já tinha sido previamente anunciadas e que agora estão sendo apenas confirmadas. "Quando o Haroldo Lima, da ANP, falou, em abril, sobre a existência de um outro megacampo ele já estava se referindo a esta descoberta", segundo um operador.



Leia a matéria completa aqui



Nenhum comentário: