sexta-feira, junho 13, 2008

Felipão mal chegou já está causando rebuliço



Felipão nem chegou e já está causando polêmica

Alexandre Xavier


A física não mente. Pólos opostos se atraem, até no futebol. Felipão (ou Big Phil como é chamado por aqui) acabou de assinar um contrato de 4 anos com o clube mais almofadinha e cheio das frescuras do planeta. Nada a ver com o perfil do gaúcho de Passo Fundo, que não tem papas na língua. O Chelsea é o clube com mais papa na língua do mundo. Jogador e técnico não podem falar nada de polêmico para a imprensa, o bilionário dono do clube, mister Roman Abramovich, é todo enrolado com negócios escusos, nunca dá declarações, está sempre dando palpite na escalação do time... O capitão da equipe, John Terry, se acha o dono da cocada preta, dizem ser mascarado e "derrubador" de técnicos. O estádio do clube, o Stamford Bridge, mais parece um hotel 5 estrelas do que um estádio de futebol.

Sem contar que o Chelsea fica no bairro mais aristocrático da cidade, o bairro onde mora o príncipe e onde estuda o filho da Madonna. Imagino o Felipão fazendo banana pra torcida (assim como ele fez com o Corinthians na semi-final da Libertadores de 2000 vencida pelo, então, nosso Palmeiras). Os senhores-torcedores que acabaram de tomar o chá das cinco vão ficar chocados.

Hoje em dia é seguro dizer com todas as letras que o Chelsea é o time mais odiado da Inglaterra. E Felipão é adorado por onde passa. Os ingleses têm fama de "low profile", são quietinhos, odeiam confronto (a não ser quando enchem a cara). Árbitro aqui não sofre. Já Felipão é encrenqueiro, de quietinho não tem nada, sempre reclama da arbitragem. Outro disparate: a Inglaterra é protestante e é um dos países mais laicos do planeta, manifestações religiosas aqui não se vê. Felipão é bastante católico, e usa sua fé inclusive pra motivar sua equipe. Como ele vai motivar o Joe Cole ou o Ballack se eles provalmente nem acreditam em Deus?

Tem mais: o Chelsea tem fama de retranqueiro, trambiqueiro (por causa do dono) e, apesar de contar com jogadores milionários, estrelas do futebol mundial, é um time que joga um futebol entediante, sem garra, sem criatividade, que dá sono. Fora a retranca, é um perfil que não condiz com a do Big Phil.

E outra. Mais grave ainda. Mesmo sem ainda ter pisado no Chelsea, Felipão já perdeu para o aqui-inimigo Manchester United (na final do Mundial Interclubes de 99, quando ele ainda dirigia o Palmeiras). Isso não deve ser bom agouro...


Leia a matéria completa aqui


Nenhum comentário: