quinta-feira, junho 26, 2008

ìndios isolados foram alvo no Peru e se mudaram para o Brasil


Deu agora no Terra Magazine:

O sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira, autorizou
Terra Magazine a publicar com exclusividade mais fotos inéditas de duas malocas dos índios isolados do igarapé Xinane, oriundos do Peru.

No final de maio, o sertanista já havia repassado com exclusividade dois CDs com 1.090 fotos (veja aqui) tiradas durante o sobrevôo que resultou nas primeiras imagens dos índios isolados no município de Feijó, na fronteira Brasil-Peru.

- Essas fotos inéditas foram encaminhadas à Fundação Nacional do Índio e não foram objeto de divulgação na mídia.

Até hoje os índios das cabeceiras do Xinane não foram avistados durante sobrevôos. O sertanista acredita que isso pode ser conseqüência de alguma experiência trágica que os índios tiveram relacionada com aviões no lado peruano.

O sertanista também enviou fotos de pranchas de mogno e do lixo peruano que alcança o território brasileiro através do Rio Envira para denunciar a presença de madeireiros na área dos índios isolados.

- É importante que Terra Magazine publique as fotos das malocas dos índios que estão se mudando do Peru para o Brasil. Esses índios fogem quando escutam barulho de avião, diferente daqueles que moram aqui no Brasil. Vimos eles nas na mata. De avião, é impossível. Todos somem. Acontece que na mata ninguém anda com máquina fotográfica na mão. Quando nos encontramos, corre o índio pro lado deles e a gente pro nosso lado. É muito importante frisar que não é coincidência demais que esses parentes tenham medo de avião. Todos têm, mas os índios isolados protegidos em território brasileiro enfrentam o avião.


Veja as fotos inéditas da aldeia de índios isolados


Veja também: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2903379-EI6581,00.html

Um comentário:

Anônimo disse...

O blog parece desfocado também da realidade. Esta descoberta de índios "isolados" já foi desmentida há alguns dias, as tribos são conhecidas há quase 100 anos naquele local. As fotos todas foram uma armação de uma ONG internacional chamada Survival, mais uma das que querem "$alvar" a amazônia dos brasileiros. Não sejamos inocentes úteis...