segunda-feira, junho 30, 2008

O que comi nesse fim de semana

Sabado amanheci com muita vontade de fazer e comer uma receita que eu adoro e que é bem argentina: o bife de chorizo ou contra-filé como o conhecemos aqui no Brasil.



Gosto de fazer com uma peça de 1,5 Kg do contra-filé e com uma capa bem generosa de gordura. Preparo temperando a peça e começando a assá-la em uma chapa bem quente (daquelas que vai ao fogão) ou em uma frigideira grande. Começo assando pelo lado da gordura até criar uma casca torrada e crocante na parte da gordura. Aí eu viro do outro lado e asso bem menos só pra tostar por fora e ficar rosada por dentro. UMA DELICIA!

Mas para minha surpresa, o quilo de contra-filé está por R$ 15,00. Aí meus amigos não dá! O jeito foi mudar a receita e deixar a vontade para outro dia. Parti então pro lombinho de porco que estava barato. E aí...



Bife de lombo à milanesa com espaguete e molho de tomate com cebola-roxa

Para o lombo:

1 kg de lombo suíno fatiado
sal grosso
alecrim
Alho à gosto
Farinha de rosca e ovos para a milanesa




Para o molho caseiro:

Tomates maduros
2 cebolas-roxas fatiadas fino
oregano (de preferência fresco)
azeite
1 pitada de açucar
sal e pimenta do reino

Para a massa:

1 pct de espaguete de grano duro
agua e sal


Tempere os bifes de lombo com sal grosso, alho amassado e alecrim fresco e reserve.

Faça o molho de tomate passando todos os ingredientes pelo processador. Se quiser com pedaços de tomate é só passar menos.

Cozinhe a massa e escorra.

Faça os bifes a milanesa e asse em azeite em uma frigideira. Ponha pra secar o excesso de oleo e sirva com o espaguete e o molho de tomate caseiro por cima.

DICA: FAÇA SUA PRÓPRIA FARINHA DE ROSCA E DEIXE BEM GROSSEIRA PARA QUE FIQUE UNS PEDAÇOS DE PÃO. DÁ UM EFEITO E UM SABOR SENSACIONAIS!

Maravilha!!!


Nenhum comentário: