quinta-feira, junho 22, 2006

36 anos



Talvez tenha sido a atual Copa do Mundo com seus jogos diários.

Talvez tenha sido a polêmica do Ronaldo tá gordo.

Talvez tenha sido mesmo pela falta de memória da qual está tão acostumado o brasileiro.

O fato é que ontem, dia 21 de junho, comemorou-se 36 anos da maior conquista do futebol brasileiro e talvez até do futebol mundial: O Tri da Copa de 70 no México.

Ninguem no meu trabalho, nem na prórpia internet, nos sites de noticias, nem durante as transmissões dos jogos de ontem, ninguem falou ou falou muito pouco.

Que pena, a Seleção de 70 é considerada por muitos e por mim, a melhor de todos os tempos e merecia mais lembrança.

Curiosidades da conquista:

- Como carros importados, prêmios e salários milionários não faziam parte do universo dos jogadores naquela época, o então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, resolveu desembolsar 315 000 cruzeiros o equivalente a cerca de meio milhão de reais hoje – da verba pública da cidade e presentear a delegação brasileira com 25 fuscas. Quase todos os jogadores, lutando contra orçamentos apertados, venderam os fuscas rapidamente para tentar melhorar o nível de vida.

- O goleiro Felix, jogou toda a Copa sem luvas. Resolveu usa-las justamente na Final contra a itália, deixando os superticiosos em desespero.

Olha, se estamos torçendo para que a Seleção conquiste o hexa, devemos esta esperança àquela tarde memorável no Estádio Jalisco no México. E digo mais, se a nossa Seleção é tão famosa e festejada mundo afora até hoje, devemos também a esta conquista.

Nenhum comentário: