quinta-feira, junho 08, 2006

MLST e a invasão da Camâra


Eu não ia comentar nada sobre a invasão e depredação promovido pelo MLST à Camâra Federal, mas os caras exageraram.

Mas é preciso antes de condenar entender as causas que culminaram neste caos que se transformou os movimentos sociais por terra aqui no Brasil.

Temos que aceitar os seguintes fatos:

1- Estamos atrasados pelo menos em 200 anos a nossa Reforma Agrária. Naquela época muitas terras ainda não tinham dono e poderia ter sido realizada com facilidade. Uma data ideal seria após a libertação dos escravos.
2- A Reforma Agrária que está em curso está lenta demais e esbarra em questões fundiárias e juridicas importantes.
3- Falar e tratar de terra aqui no Brasil é tabu. Questõs de terra aqui muitas vezes são tratadas na bala. Dá morte mesmo.
4- Não existe outro meio de protestar para eles. Eles sótem mesmo esse mecanismo, mas é preciso resposabilidade e busca de outros meios mais eficazes.
5- A simpatia que muitos nutriam pelo MST e pelo MLST (eu nem sabia que existia esse) está indo embora. Agora o povo tem antipatia por eles. Erro de estratégia dos lideres.

É preciso punir com rigor os culpados deste ato de vandalismo à principal casa publica do país. É inaceitável como foi feito este protesto. Assim não vão conseguir nada.

Hoje cada centimetro de terra no Brasil já tem dono. As terras que não tem dono ainda são da União. Aí entram os grileiros e madereiros. Estes ultimos são a praga maior da questão agrária no Brasil. Não existe Lei para eles.

Terra + Brasil= Tabu

Terra + latifundiário + reforma agrária = muita bala!

Nenhum comentário: