sexta-feira, junho 09, 2006

Overdose de futebol


Começa hoje a Copa do Mundo na Alemanha.

Essa Copa será talvez a de maior cobertura das que assisti. Não existe desculpas para perder algum jogo a não ser que você não queira.

Para quem tem TV à cabo em casa, em pelo menos uns 10 canais passarão jogos, comentários, debates, reportagens, mesas-redondas, comandadas por gente que eu conheço e gente que nunca vi.

O bom é que teremos angulos novos, opiniões diferentes e imagens, muitas imagens.

Mas o motivo pelo qual me levou a postar estes comentários é que há pelo menos uns 2 meses os canais Sportv e ESPN, vem mostrando programas especiais com temas diversos: História das Copas, Os Colecionadores de Copas, A História do Futebol e muitos outros.

Acho que assisti a todos eles ou quase todos. Como eu sei disso? Simples: no ultimo mês, os caras ficavam passando os programas quase de hora em hora e repetiam e repetiam até que quase todo mundo tivesse assistido.

O melhor de todos foi a serie de vários programas contando a História do Futebol. Realmente sensacional. Contou exaustivamente a História completa do Futebol e os grandes feitos, fatos, nomes, tragédias, dramas, alegrias, conquistas, etc... etc... e tal

Futebol não pode mais ser considerado só um esporte. Futebol é arte, fenomeno social, motivo de estudo, faz-se e pára-se guerras por causa dele. É tese de mestrados e doutorados por todo o mundo.

Dentre os destaques da História do Futebol posso citar alguns incríveis:

- Guerras foram começadas e terminadas por causa dele. Rixas existem até hoje.
- Tragédias monumentais que pararam nações inteiras como a queda em 1949, do avião que matou toda a equipe do Torino da Itália, tetra-campeã e a melhor equipe da Europa na epoca. Nunca mais o Torino se recuperou da tragédia.
- Grandes nomes do passado. Muitos eu nem conhecia.
- Imagens raras de jogos e primeiros campeonatos.

As pessoas que não gostam de futebol, as mulheres principalmente, nesta epoca se transformam em torcedoras fanáticos, que gritam e choram e riem e xingam. Aceitam os maridos grudados na televisão sem reclamar. Depois volta tudo como antes. É como uma onda que vem e transforma e depois vai embora levando todo aquele personagem torcedor.

Me senti privilegiado, já que gosto muito de futebol. Foi uma overdose de futebol até quase a exaustão. Agora vou dormir cansado, mas satisfeito.

Nenhum comentário: