sexta-feira, junho 30, 2006

Sobre a TV Digital - Uma breve história


Você conhece alguem que nunca assistiu televisão? O que você acha da programação da TV brasileira? Você quer que tenham mais canais pra assistir? Você quer escolher melhor a programação? Você quer que a sua televisão acesse a internet? Você sabe o que é a televisão digital? Alguem perguntou a você se você aprova a televisão digital? Quem você acha que deve escolher o padrão da televisão digital no Brasil? E porque?

A televisão está presente em 88% dos lares brasileiros. O papel que a televisão tem desempenhado na área social, esportiva, econômica, educacional e como agente de discussões nacionais e mundiais, é inegável.

Existe um novo padrão de televisão, a TV Digital que é a nova tecnologia em termos de televisão. Durante o Governo de FHC teve inicio as discussões para decidir que padrão o Brasil deveria adotar para a nossa TV Digital. Os padrões mais utilizados no mundo são: O Americano, o Europeu e o Japonês. Com a crise econômica do fim do mandato de FHC e as eleições que elegeram Lula, o tema perdeu espaço.

Agora tudo volta a tona e Lula, através do decreto 4.901 de 26 de novembro institui o Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Definido isto, organizam-se consórcios de Empresas para desenvolver o Sistema.

Começaram então as pressões em cima do Ministro das Telecomunicações, Hélio Costa, para a escolha do padrão a ser adotado. O escolhido foi o Japonês. O critério para essa escolha? Ninguem sabe, ninguem viu, ninguem discutiu. Então o que levou o Ministro a escolha?

Detalhe: Hélio Costa é ainda hoje um funcionário da Rede Globo e considerado por muitos um braço-direito da Globo no Governo.

Outro detalhe: Por ser muito caro a adequação das redes de televisão ao novo padrão, que é mundial e sem volta, só as mais fortes partiriam na frente e nós ficaremos por muito tempo assistindo só a uma ou poucas redes até as outras que as outras possam se adequar, se é que as fortes não engulam as consideradas mais fracas. E o Governo vai adequar suas Redes Cultura de Televisão que são de boa qualidade em termos de programação?

Outro detalhe: os fabricantes de televisão também entraram na briga porque vão fabricar os novos aparelhos, embora os aparelhos mais modernos que temos em nossas casa hoje, possam acessar o sinal.

Então o debate foi entre as redes de televisão (ou uma rede apenas), os fabricantes de aparelhos de TV, o Governo Brasileiro, os responsáveis pelos padrões sugeridos e por ultimo os representantes do Governo Japonês. E nós? E a população? E quem vai assistir à nova TV? Ninguem pergunta nada a nós?

Ainda dá tempo de os profissionais e estudantes de comunicação e suas vertentes se mobilizarem e exigirem do Governo a participação popular através de debates e estudos de viabilidade, para se escolher o padrão que melhor se adeque à realidade dos telespectadores brasileiros, que venhamos e convenhamos, é pouco esclarecido de propósito, para que numa hora destas, passe à margem de decisões como essa.

Vamos ficar de olho!

Para maiores informações e esclarecimentos sobre este fato acessem:

www.intervozes.org.br/digital
www.fndc.org.br
www.enecos.org.br

Leia mais sobre a TV Digital: http://www.anatel.gov.br/acontece_anatel/palestras.pdf

Nenhum comentário: