terça-feira, junho 06, 2006

A Copa do Mundo e o Brasil - 4

Olha, a Copa do Mundo de 1970 foi realmente um marco na história desta competição.

Além de ver jogar a considerada "Melhor Seleção de Todos os Tempos", que foi a brasiloeira de Tostão, Pelé, Rivelino, Jairzinho e tantos outros, a Copa também teve suas curiosidades:

- Foi a primeira Copa com substituições durante as partidas e com transmissão de TV para o mundo todo.

- O setor ofensivo brasileiro era formado por jogadores que atuavam com a camisa 10 em seus clubes: Pelé, Gérson, Rivellino, Tostão e Jairzinho.

- Nas Eliminatórias, a Seleção foi treinada por João Saldanha, que chamou aquele grupo de jogadores de “feras”. A partida decisiva foi contra o Paraguai no Maracanã e teve o maior público pagante da história do futebol: 183.341.

- Depois de fazer um gol contra o Brasil, o tchecoslovaco Petras comemorou ajoelhando-se e fazendo o sinal da cruz. O gesto, transmitido para TVs do mundo todo, chocou, uma vez que a Tchecoslováquia era um país comunista e, por isso, oficialmente ateu.

- A empolgação da torcida mexicana com a Copa em seu país era tão grande que até o árbitro local, Diego Di Leo, era aplaudido quando entrava em campo.

- Com medo de contaminação, a delegação inglesa levou ao México todos os alimentos que consumiriam durante o Mundial. A notícia se espalhou, o que irritou os mexicanos. Durante toda a Copa os ingleses tiveram de conviver com a hostilidade da torcida local.

- A Itália quebrou um incrível tabu: desde 1938 a Azzurra não passava da primeira fase.

- Marrocos foi a primeira seleção africana a marcar ponto em Copa.

- Brasil 4 x 1 Itália foi a primeira final desde 1938 que não tinha virada no placar.

- Foi introduzido pela primeira vez cartões amarelos e vermelhos. Embora apenas amarelos tenham sido mostrados.

- Foi a primeira Copa em que os reservas puderam jogar.

Nenhum comentário: