quarta-feira, junho 21, 2006

O que comi no fim de semana que passou


Recebi vários comentários sobre a ausência do famoso post O QUE COMI NO FIM DE SEMANA. Calma pessoal, vou falar: é que passei o fim de semana em um sitio maravilhoso fora de Fortaleza e comi o que me serviram.

Vou contar o que me serviram: muito churrasco, sarapatel (prato à base de miudos de carneiro), lasanha à bolonhesa, vários tipos de farofa e um maravilhoso carneiro cozido com pirão. Melhor que isso não dava.

Me pediram pra fazer algo com churrasco e fomos em um lugar onde vende-se Tilápias vivas. Compramos umas cinco de 1 quilo cada e mandamos matar.

Vejam o que fiz:

Churrasco de Tilápia

5 Tilápias de 1kg cada
Manteiga (não margarina)
Sal grosso

Peguei as Tilápias, dei uns talhos e passei manteiga para não ressecar a carne na brasa. Depois passei sal grosso e pronto. Pus nas grelhas e levamos à churrasqueira por poucos minutos de cada lado.

Segredo: depois de assadas, leve rapidamente as Tilápias, de cada lado bem próximo ao fogo da churrasqueira, para dar uma tostada leve na pele. Dá um efeito visual maravilhoso. Apredi com um churrasqueiro.

Não deu pra quem quis! maravilha. Simples e muito bom!


Em uma noite me pediram pra fazer algum spaghetti, alguem ia chegar e eles ligaram de um supermercado para perguntar o que deveriam levar e eu disse. Vejam o que e como foi:

Spaghetti de atum ao molho de tomates

2 pcts de spaghetti italiano da marca Barilla
2 lts de tomate pelado italiano da marca Divella
2 lts de atum
1 cabeça de alho grande
Oregano à gosto
2 pitadas de açucar
Sal temperado com ervas ( o dono do sitio faz ele mesmo com ervas secas)
pimenta do reino
Azeite de qualidade ( compraram um espanhol muito frutado)

Enquanto cozinhava o spaghetti eu fiz o molho, para que tudo ficasse pronto na hora. Fatiei os alhos bem finos. Abri as latas de tomate e de atum. Piquei dentro das latas mesmo os tomates italianos com uma faquinha. Pus os alhos pra fritar em uma panela grande. Deixei fritar até quase tostar (o gosto de alho tostado é divino) e escentei os atuns e refoguei um pouco. Juntei os tomates, o oregano (bastante), a pimenta, o sal temperado e o açucar e deixei só ferver o molho. Prove e corrija se necessário o sal e açucar.
Sem escorrer, juntei diretamente na panela do molho a massa já cozida e ao dente e mexi bem para incorporar molho e massa por igual.

Nossa mãe! Nem eu acreditei na gostosura do prato!




Mas o melhor foi que no domingo (dia do jogo do Brasil) fui para casa de meu cunhado para assistir o jogo e comemorar seu aniversário e entre mesa de frios e outros quitutes, no almoço comemos: pernil de carneiro ao molho, feijoada e uma salada de feijão fria que realemnte pagou o dia. Minha cunhada que fez. Perguntei obviamente como ela fez e após muita insistência ela me disse os ingredientes, mas não as quantidades. Vejam vocês:

Salada de Feijão

Feijão cozido e o mais verde possível com temperos e bacon
molho especial que ela faz à base de mostarda
Azeitonas pretas sem caroço fatiadas
passas pretas de qualidade
Vinagre balsâmico
Salsinha fresca picada
Azeite de oliva
sal
pimenta do reino

Misture tudo e leve à geladeira até à hora de servirl. Só isso.

É estupidamente maravilhoso. Vou fazer lá em casa qualquer dia.



Nenhum comentário: