segunda-feira, junho 26, 2006

O que comi neste fim de semana


Passei esse fim de semana em casa. Aluguei uns filmes e assisti os jogos da Copa do Mundo. Por isso mesmo, deu pra fazer umas receitas novas que nunca tinha feito. Vejam vocês que maravilhas:

Essa receita peguei de um pacotinho de caldo de carne que a minha empregada comprou pra pôr na comida do dia a dia. Não costumo usar ingredientes artificiais do tipo caldo pronto de carne ou frango, mas essa receita é muito boa.

Enformado de Carne e Milho

1/2 quilo de carne moída (usei patinho)
1 cebola grande cortada em cubos
2 cubos de caldo pronto (usei o de carne seca)
2 xicaras de agua fervente
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1 xicara de cheiro verde picado
1 xicara de cha de leite morno
2 ovos
2 latas de milho verde escorrido
1 xicara de cha de farinha de milho
150 g de muzzarella ralada

É muito simples fazer esta receita, mas devemos seguir à risca a receita. vamos lá: Refogue a cebola e a carne. Dissolva 1 cubo de caldo de carne seca na agua fervente e dissolva sobre a carne refogada. Acrescente o extrato de tomate, o cheiro-verde e cozinhe por 10 minutos e reserve.
No liquidificador bata o outro cubo de caldo de carne seca, o leite, os ovos, as latas de milho e a farinha de milho, até obter um creme. Misture o creme muito bem com a carne e ponha em um refratário untado com margarina. asse em forno médio pré-aquecido por 30 minutos.

Maravilha. Muito bom mesmo. Se você achar que rende pouco (lá em casa eu achei) é melhor fazer outro seguindo a mesma quantidade dessa receita (lá em casa eu fiz duas).



Os apreciadores de massa como eu, curtem sentir não só o sabor do molho que acompanha a massa escolhida, mas principalmente o sabor da massa em si. Eu adoro sentir aquele sabor de trigo quando a massa crua tem qualidade e é cozida. É incomparável.

Tem um tipo de massa chamada Papardelle, que nada mais é que massa cortada grosseiramente e da espessura de 1 dedo mais ou menos. Vejam como fazer uma receita de Papardelle:

Papardelle com Molho de Tomate Caseiro

500 grs de massa fresca de lasanha (pode usar outro tipo de massa de lasanha, desde que com qualidade)
1 quilo de tomate maduro
2 cebolas picadas finamente
6 dentes de alho grandes
1 maço de salsinha
1 maço de cebolinha
2 pitadas de açucar
folhas de manjericão roxo frescas (qualquer tipo de manjericão serve)
3 colheres de extrato de tomate
sal e pimenta do reino
Queijo ralado para polvilhar
azeite

Cozinhe em bastante agua a massa de lasanha e escorra. Deixe ficar al dente. Refogue em azeite o alho e a cebola. Quando estiverem bem refogadas acrescente os tomates picados, a salsinha e a cebolinha picadas. Deixe refogar e ponha sal e pimenta do reino moída. Por ultimo acrescente o extrato de tomate e deixe refogar mais 1 minuto. Pegue a massa já transformada em Papardelle e jogue na panela do molho e mexa bem. Por ultimo jogue as folhas de manjericão rasgadas com a mão. Polvilhe queijo ralado nos pratos de massa.

Para fazer o Papardelle, basta pegar as folhas de lasanha e arruma-las em uma superficie e ir cortando com uma faca amolada fatias de um dedo de espessura no comprido. Cada folha dá uns 4 a 5 fios de Papardelle por folha de lasanha. Está pronto o Papardelle.

Olha, a massa absorve bem mais molho e é sensacional o efeito rustico e grosseiro da massa. As cores amarela da massa, o vermelho do molho e o verde do manjericão diz tudo. Regue com um fio generoso de azeite de qualidade.


Bolo de pimentão e Carne Moída

Esta receita é pra quem gosta de pimentão. Lá em casa todo mundo adora. Quem não gosta, nem tente fazer diferente.

1 Kg de carne moída (usei patinho)
3 pimentões verdes grandes
1 cebola grande picada grosseiramente
5 dentes de alho fatiados
2 maços de salsinha
1 maço de coentro
1 maço de cebolinha
2 pimentas de cheiro (opcional)
4 tomates maduros picados
1 lt de molho de tomate
100 grs de queijo parmesão ralados
700 ml de leite
sal e pimenta do reino
5 pães amanhecidos

Em um refratário grande ponha os pães picados com a mão. Adicione 350 ml de leite e deixe os pães absorverem. Em um liquidificador bata os pimentões e os outros 350 ml de leite. Adicione o caldo de pimentão aos pães no refratario. Adicione aos pães molhados a carne, a salsinha picada, o coentro picado, a cebolinha picada, o alho fatiado, a cebola picada, a pimenta de cheiro picada, os tomates picados, o molho de tomate, o queijo ralado, o sal e a pimenta do reino.
Mexa tudo muito bem para incorporar e leve ao forno médio pre-aquecido até dourar.

Olha, me surpreendeu esta receita. É fantástico o sabor de pimentão e das ervas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vicente, aprendi que se vc colocar o pimentão na boca do fogo do fogão por alguns segundos e logo após enrolar no filme plástico de pvc, vc retira a película que existe no pimentão deixando-o saboroso e não indigesto, até criança gosta.

Aquele abraço,

Marcellos