quinta-feira, maio 04, 2006

Agora os Ianques somos nós?


Uma nova liderança está surgindo no cenário politico da América do Sul: a Venezuela. Hugo Chavez está aos poucos conseguindo ocupar o vazio deixado pela má atuação do Brasil na sua politica para o continente.

Não existe um bloco economico e politico forte na América do Sul, sem um respeito aos argentinos, o que não temos. Isso vem nos causando problemas. Nosso Governo perdeu a liderança nata no continente por picuinhas e erros de estratégia e prioridades. Resultado: A Argentina foi uma das que melaram nossa entrada no Conselho de Segurança da ONU. Outros países tem buscado acordos bilaterais com outros páíses e o Brasil ficando pra trás.

Os EUA aceita e até acha interessante ter um país aliado como o Brasil como a liderança inconteste na América do Sul e Latina (nem sei se isso é bom). Mas o Brasil não se garantiu. O que salva nossa pátria é o tamanho da economia. Isso faz com que sejamos lideres economicos e não politicos.

Agora vem a Bolivia, com seu Presidente indio cocaleiro, com intenções (que muitos consideram retrocesso) nacionalistas ao extremo, à exemplo da venezuela, garantir o controle dos setores estratégicos, sem interferência de arrogantes imperialistas. Nesse caso, os imperialistas somos nós, Brasil.

Mais uma vez, toda essa crise que se avizinha, que irá mexer com o nosso bolso, que irá comprometer quem apostou em combustíveis alternativos, parece sem fim. Foi o alcool combustível e agora é o gás natural.

Somos totalmente dependentes da Bolivia quando o assunto é gás natural. Não investimos em pesquisa nossa (temos gás em nosso solo, inclusive aqui no Ceará), e preferimos explorar o gás dos outros. Agora aguentemos as consequencias. Por outro lado, a Bolivia praticamente só vende seu gás pra nós.

Hugo Chavez se encontrou com Evo Morales ontem e sinalizou um apoio irrestrito aos bolivianos. É claro que em troca ele, Hugo Chavez, quer explorar esse filão boliviano. A Venezuela irá contruir unidades de beneficiamento de gás natural. E o Brasil... E a Petrobrás...

Historicamente, sempre me pus do lado do mais fraco. É claro que eu não censuro a Bolivia, é claro que eles tem todo o direito de controlar suas riquezas e é claro que o povo boliviano já cansado de sofrer, quer seu crescimento a qualquer custo. Nós é que teremos de nos adequar a nova realidade boliviana. Mas temos que fazer com muito cuidado e preservando o investimento brasileiro, senão vem o venezuelano e crau...

Hoje a Petrobrás é quase uma persona non-grata para os bolivianos. Acabou o casamento com o Brasil. Estamos ficando isolados. Já nos chamam de arrogantes e imperialistas nas ruas da Bolivia. Nossa mãe, agora somos os Ianques deles.

Um comentário:

NELIA LIMA BUFFET disse...

kkkkkkkkkkk adorei o comentário...pois é quem diria né..que um dia seriamos Ianques....
Bravo..
abraços
NL