terça-feira, maio 30, 2006

A Colômbia é aqui


Para os colombianos de hoje em dia, o PCC (organização criminosa do Dr. Marcola) é o crime organizado da época do Pablo Escobar, considerado à época, o maior traficante do mundo.

Nós estamos vivendo a nossa Colômbia. Políticos, autoridades e analistas de lá afirmaram que Escobar tinha necessidade de mostrar que era mais poderoso do que o Estado e que, com suas ações, era capaz de parar cidades, como o Dr. Marcola fez com São Paulo.

Os analistas da Colômbia alertaram o Brasil no sentido de tomar medidas já! Agora mesmo! Medidas eficazes!

Eles recordam que a recuperação de Medellín das mãos de Pablo Escobar só foi possível graças a um pacote de medidas. Elas incluíram ações conjuntas do Exército e da polícia, com profissionais especializados em combater e capturar grandes criminosos. Gente muitas vezes treinadas pelos EUA.

O pacote contou ainda com os chamados juízes “sem rosto” – suas identidades não eram reveladas – para julgar os narcotraficantes. Logo depois, a Colômbia passou a ter três prisões nacionais de segurança máxima e distantes das áreas de ação dos bandidos.

Nelas, hoje, os telefonemas são controlados, presos são isolados, para impedir motins ou a organização de novos crimes. Os seguranças das cadeias recebem cursos especiais e fazem um rodizio em cada prisão – tudo para evitar que sejam corrompidos pelos presos mais poderosos.

Por aqui, as medidas até agora foram: matar todo mundo considerado suspeito, deixar milhares de cidadãos sem sinal de celular e um acordo com o Dr. Marcola. Só isso e mais nada.

Nenhum comentário: