quarta-feira, maio 24, 2006

Quem inventou a Internet?

Não dá mais pra viver sem acessá-la. Falo por mim e por milhões de usuários apenas no Brasil. Hoje em dia apenas ter um enderço fisico não é mais o bastante, é preciso ter também um endereço eletrônico, um e-mail. É a WEB que proporciona tudo isso e muito mais: relacionamento, pesquisas, comunicação, troca de arquivos, compartilhamentos, coisas ruins, coisas boas, coisas ótimas, musicas e muito mais. Mas quem foi o responsável por tudo isso?

Tim Berners-Lee nasceu em Londres, Inglaterra, em 1.955. Atualmente ele trabalha no grupo que normatiza as comunicações na Internet, o World Wide Web Consortium (W3C), em Boston, Estados Unidos.

A Web foi disponibilizada ao público pela primeira vez em 1.991. Berners-Lee criou o primeiro servidor e o primeiro browser, além dos protocolos centrais à operacionalização da rede mundial de computadores: o endereço URL, o protocolo HTTP e código HTML. A primeira página de internet foi http://info.cern.ch/. Não adianta acessá-la, já está fora do ar há muito tempo. Ela orientava os usuários sobre o que era a WEB.

Ao contrário da maioria dos avanços tecnológicos, as grandes idéias ou descobertas que têm sacudido a humanidade costumam provir da genialidade de um indivíduo. É claro que elas sempre acontecem quando encontram aplicabilidade real, quando já se faz presente um amadurecimento de tecnologia e uma predisposição de todo mundo para aceitá-la.

A Internet, surgiu como inicialmente como ferramenta militar, depois virou uma rede subsidiada para educação e pesquisas nos EUA. Estendeu-se por centenas de países, logo interligando milhões de usuários, que dela passaram a se servir para envio de correio eletrônico e transferências de programas e arquivos de som, imagem e texto digitalizados.

Nenhum comentário: