segunda-feira, maio 22, 2006
Lenda ou verdade?
Ainda circula pela internet a absurda noticia de que nos EUA existe um livro didático que ensina que a Amazônia não é brasileira e pertence a comunidade internacional, chegando inclusive ao absurdo de mostrar páginas do livro com um mapa do Brasil sem a Amazônia.
Já pesquisei e me informei a fundo e é mais uma lenda da internet. Não acreditem, pois não tem fundamento.
Mas para alguns, e eu estou inserido neste contexto, é preciso a pessoa mesmo constatar isso. É bom, pois aprofunda nosso senso critico.
Então aí vão as informações sobre este assunto e tire suas próprias conclusões:
O livro An introduction to Geography - Uma introdução à Geografia, em português -, do autor David Norman, adotado por escolas americanas, destaca, na sua página 76, que “Desde meados dos anos 80 a mais importante floresta do mundo passou a ser responsabilidade dos Estados Unidos e das Nações Unidas”.
Na página que se refere a América Latina, um mapa ilustra o texto com parte da Floresta Amazônica presente em vários países, entre eles o Brasil, demarcada como sendo a PRINFA (Primeira Reserva Internacional da Floresta Amazônica).
O texto que acompanha a ilustração informa que a criação da PRINFA “se deu pelo fato de a Amazônia estar localizada na América do Sul, uma das regiões mais pobres do mundo e cercada de países irresponsáveis, cruéis e autoritários”.
E tem mais: “O valor desta área é incalculável, mas o planeta pode estar certo de que os Estados Unidos não permitirão que países latino-americanos explorem e destruam esta verdadeira propriedade de toda a humanidade. PRINFA é como um parque internacional, com severas regras de exploração”, observa o texto escolar.
Agora vejam alguns links com informações a esse respeito:
http://www.quatrocantos.com/lendas/54a_amazonia_finraf.htm
http://www.iis.com.br/~cat/goldenlist/novo-hoax-amazonia.htm
http://www.e-farsas.com/corrente_amazonia.htm
Vejam a versão da Embaixada do Brasil em Washington:
http://www.brasilemb.org/cultural/cultural_amazon1.shtml
Pra completar a farsa, vejam o que diz um dos mais comfiáveis sites de criticas jornalistas do Brasil, o Observatório da Imprensa a esse respeito:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/asp14102003992.htm
Detalhe, David Norman é antropologo e nunca escreveu sequer uma página de Geografia, quanto mais um livro e desautoriza o uso de seu nome para qualquer coisa desse tipo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário