segunda-feira, maio 22, 2006

Lenda ou verdade?


Ainda circula pela internet a absurda noticia de que nos EUA existe um livro didático que ensina que a Amazônia não é brasileira e pertence a comunidade internacional, chegando inclusive ao absurdo de mostrar páginas do livro com um mapa do Brasil sem a Amazônia.

Já pesquisei e me informei a fundo e é mais uma lenda da internet. Não acreditem, pois não tem fundamento.

Mas para alguns, e eu estou inserido neste contexto, é preciso a pessoa mesmo constatar isso. É bom, pois aprofunda nosso senso critico.

Então aí vão as informações sobre este assunto e tire suas próprias conclusões:

O livro An introduction to Geography - Uma introdução à Geografia, em português -, do autor David Norman, adotado por escolas americanas, destaca, na sua página 76, que “Desde meados dos anos 80 a mais importante floresta do mundo passou a ser responsabilidade dos Estados Unidos e das Nações Unidas”.

Na página que se refere a América Latina, um mapa ilustra o texto com parte da Floresta Amazônica presente em vários países, entre eles o Brasil, demarcada como sendo a PRINFA (Primeira Reserva Internacional da Floresta Amazônica).

O texto que acompanha a ilustração informa que a criação da PRINFA “se deu pelo fato de a Amazônia estar localizada na América do Sul, uma das regiões mais pobres do mundo e cercada de países irresponsáveis, cruéis e autoritários”.

E tem mais: “O valor desta área é incalculável, mas o planeta pode estar certo de que os Estados Unidos não permitirão que países latino-americanos explorem e destruam esta verdadeira propriedade de toda a humanidade. PRINFA é como um parque internacional, com severas regras de exploração”, observa o texto escolar.


Agora vejam alguns links com informações a esse respeito:

http://www.quatrocantos.com/lendas/54a_amazonia_finraf.htm

http://www.iis.com.br/~cat/goldenlist/novo-hoax-amazonia.htm

http://www.e-farsas.com/corrente_amazonia.htm



Vejam a versão da Embaixada do Brasil em Washington:

http://www.brasilemb.org/cultural/cultural_amazon1.shtml

Pra completar a farsa, vejam o que diz um dos mais comfiáveis sites de criticas jornalistas do Brasil, o Observatório da Imprensa a esse respeito:

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/asp14102003992.htm

Detalhe, David Norman é antropologo e nunca escreveu sequer uma página de Geografia, quanto mais um livro e desautoriza o uso de seu nome para qualquer coisa desse tipo.


Nenhum comentário: