quinta-feira, maio 04, 2006

Risoto com toque oriental


Esta receita de risoto que compartilharei com os amigos deste blog é de minha autoria. Já fiz várias vezes. Nela eu combino sabores tropicais, mediterraneos e orientais. Confiram:

Risoto de camarão com manga e alga nori

1,5 kg de camarão médio
3 xicaras de chá de arroz arbório ou outro italiano (não use arroz nacional)
2 cebolas médias picadas
1 tç de vinho branco
5 dentes de alho fatiados
1 pimentão verde
alecrim fresco
2 tomates maduros sem pele
pimenta do reino e sal
1 colher de sopa cheia de manteiga de boa qualidade
2 folhas de alga nori picadas ou esfareladas (a mesma que se usa para fazer sushi)
1 manga madura de qualidade (eu uso sempre em receitas a manga rosa)
50 g queijo parmesão ralado (se possível comprar um pedaço e ralar na hora)
Azeite de oliva

Descasque os camarões e os tempere com sal e pimenta do reino. Faça um fumê de camarão: cozinhe as cascas e as cabeças com alho, pimenta do reino, pimentão, alecrim, cebola e sal e reserve. Em uma panela refogue em azeite o alho e a cebola. Adicione o arroz (sem lavar) e deixe refogar um pouco. Adicione o vinho e deixe encorporar. Depois é só ir adicionando aos poucos o fumê de camarão (caldo das cascas e cabeças) e ir mexendo. Quando tiver usado mais de 3/4 do fumê de camarão adicione os tomates e a manga. Continue mexendo e quando os tomates estiverem já incorporados adicione os camarões e a alga nori. Por ultimo adicione o queijo ralado e mexa bem. Prove o sal e a textura do arroz (ele deve ficar al dente) e apague o fogo. Adicione por ultimo a manteiga (ela dá mais cremosidade e um brilho ao risoto).

Pronto, é só matar quem está lhe matando: a fome.

Para ver mais receitas de risoto, inclusive como fazer um risoto básico, vá no OUTRO BLOG e confira com a Nélia como é simples.

Um comentário:

NELIA LIMA BUFFET disse...

Vicente bom dia...adorei o seu risoto ..também sou uma apaixonada por risotos ..acho que num tem coisa melhor..tem um que fiz semana passada ...minino ficou bão demais da conta..ai vai...

RISOTO DE DAMASCO E QUEIJO BRIE
1/2 colher (sopa) de cebola ralada
salsinha
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de arroz arbóreo
1 xícara (café) de vinho branco
500 ml de caldo de frango
70 g de queijo brie picado
40 g de damasco seco picado (coloque um pouco na água antes)

Numa panela grande, refogue a cebola e o salsão na manteiga. Junte o arroz e refogue. Acrescente o vinho, mexa e deixe o álcool evaporar. Vá acrescentando aos poucos o caldo de frango, mexendo com uma colher de pau. Quando o arroz estiver quase al dente, junte os damascos. Cozinhe por mais cinco minutos e acrescente o brie. Misture bem e reserve.
Quanto a feijoada é simplesmente deliciosa faça pra seus amigos pois tem que se fazer muito...o segredo e fazer cada ingrediente separado e como de costume ..e depois mande tudo as favas,...rsss
experiemente ..depois me conta....