quinta-feira, maio 25, 2006

Respondendo à leitores - 3



Meu amigo Inácio Carvalho conversando outro dia comigo por telefone me disse que concordava apenas em parte com a minha lista de 20 melhores discos de todos os tempos. Eis a lista:

2112 – Rush *
Led Zeppelin IV
Dark Side of The Moon – Pink Floyd
A Night At The Opera - Queen *
Come Taste the Band – Deep Purple
Apocalypse – Mahavishnu Orchestra *
Close To The Edge – Yes
Never Mind The Bollocks – Sex Pistols
Wired – Jeff Beck
RumoursFleetwood Mac
Whatever Happened to Slade – Slade *
Olias of Sunhillow – Jon Anderson *
Equinox – Styx *
Leftoverture – Kansas
Born To Die – Grand Funk Railroad
Hair Of The Dog – Nazareth *
Give Us A Wink – Sweet *
L'isola Di Niente – PFM
Down to Earth – Nektar
Infinity Machine - Passport *

Primeiro quero dizer que inicialmente eu queria mostrar apenas os 10. Aí eu pensei: não dá. É muito pouco. Tenho uns 50 discos na minha mente, como posso escolher só 10? Aí publiquei os 20.

Todos tem sua lista de 20 melhores. Podem até coincidir alguns, mas dificilmente será igual a minha.

Como eu escolhi? Posso até ouvir algumas coisas do tipo experimental, coisas novas, novas tendências. Mas no dia a dia só ouço o que tem qualidade.

Aí vem outros critérios como: muita qualidade mesmo e momentos marcantes que cada um me proporcionou. Sem falar a capa, como eu o consegui e etc...

Inácio, vou falar dos que estão com asteriscos:

- 2112 do Rush eu ouvi a primeira vez no dia que conheci o nosso saudoso Xyko. Ouvi numa noite dessas de 1976, na casa dele. Marcante demais.
- A Night At The Opera - Nós elaboramos uma lista de discos que a minha prima Patricia do Rio iria comprar pra mim. Ela comprou esse. Lembra?
- Mahavishnu Orquestra - Eu lembro daquela fita "divina" que a Isolda deu por João e que nós curtimos até acaba-la naquele Opala do papai, indo pra Massapê andar de skate. É memorável.
- O Whatever Happened do Slade é a cara do Nildão, vulgo IOCC Fire. Até hoje esse é um dos discos mais dificeis de se encontrar. Não tem nem em Cd. Nem na discografia dos caras consta. Tenho apenas por que baixei da Internet. É uma aula de rock´n´Roll.
- Olias of Sunhillow - Ouvi na noite em que o Xyko morreu e por mais umas duas semanas sem parar. É ainda hoje um dos meus preferidos.
- O Equinox do Styx curti até quase enjoar (não se enjoa um disco desses) lá na Praça do patrocinio com o Nildão. Foi aliás uma fita que o Felipe deu pro Nildon que me apresentou o Styx.
- O Hair of The Dog, vulgo Pêlo de Cachorro, é a cara do menino Carcaras. A cara do mestre Kleiber e do Carcará. Precisa dizer mais nada? Além disso é muito, mas muito bom mesmo.
- O Give Us a Wink do Sweet foi meu primeiro disco comprado lá no Márcio Soares no final de 1976. Decorei todas as musicas e não sabia falar uma palavra de inglês. Sem comentários adicionais.
- E o Passport só lembro das noites em que a Turma toda ia pra sua casa, na beira do Rio Acaraú ouvir as perolas que nós iamos adquirindo. Lembro quando você nos mostrou esse disco e disse que era do Francisco, seu irmão, que assistiu a um show do Passport aqui em Fortaleza em 1975 ou 74. Não poderia ficar de fora da lista. E é sensacionbalmente maravilhoso este disco.

Todos são excelentes e tem história. Não dá pra ficar de fora da lista de jeito nenhum.

Mas cometi algumas injustiças tais como:

- Fly By Night do Rush ( também é a cara da sua casa, quando iamos comemorar mais um disco que sabíamos existir mais nunca tinhamos ouvido.)
- Songs From The Wood do Jethro Tull
- Fly to The Raimbow do Scorpions (lembra daquele disco do João e do cara voando pro arco-iris e que tinha a musica They Need A Million? Discão de rock)
- Hamburger Concerto do Focus (Esse foi a maior injustiça de todas que eu cometi. devia ter feito uma lista de 21 e acrescentado esse disco).
- Presence do Zeppelin
- Tormato do Yes
- Who Are You do The Who
- Etc... Etc... Etc... Umas 30 e poucas vezes ou mais.

Não tem lista que se segure com tantas coisas boas!

Nenhum comentário: