quinta-feira, maio 04, 2006

Estamos nadando em etanol

Estamos nadando em Etanol. Segundo Lucas Mendes em sua coluna na BBC, "O Brasil nunca teve tanto gás na imprensa americana".

O Etanol nada mais é do que um tipo de álcool incolor e solúvel na água. É produzido através da fermentação da sacarose por determinadas leveduras. Essa é a definição do Wikipédia.

A gasolina está custando 3 dolares o galão (3,78 lts.) nos EUA. É uma crise sem precedentes, em um país que não abre mão de consumir em excesso petróleo. Eles consomem mesmo. E com guerras e animosidades com os países produtores (leia-se Ira, Venezuela, Iraque) os EUA estão de olho em nossa tecnologia de produção de combustíveis alternativos.

Lucas Mendes disse mais: "Um dos efeitos colaterais positivos desta crise é a imagem do Brasil nos Estados Unidos. Não temos Castros, nem Chávez, nem Morales e Humalas e estamos nadando em etanol que, no momento, além de invejável, é o caminho mais promissor para reduzir a dependência americana no petróleo estrangeiro".

Quem sabe com uma politica séria de pesquisa e produção de alcool combustível ou etanol, não consigamos dar o passo que falta para o nosso tão sonhado crescimento como nação e como um povo educado e desenvolvido?

Nenhum comentário: