quarta-feira, junho 11, 2008

O Brasil ocupa apenas a 49ª posição no ranking do turismo mundial


Os dados são de abril de 2008, mas são considerados bem atuais:

O Brasil ocupa apenas a 49ª posição no ranking dos países que oferecem os ambientes mais atraentes para o desenvolvimento da indústria de viagem e turismo no mundo. A informação é do relatório do Índice de Competitividade para Viagem e Turismo (ICVT) 2008, divulgado ontem, pelo World Economic Fórum.

O ICVT avalia 130 países medindo os fatores e as políticas que viabilizam o desenvolvimento no segmento. Suíça, Austrália e Alemanha ocupam as três primeiras colocações. O Brasil, quarto na América Latina, foi o terceiro colocado em recursos naturais e décimo segundo em culturais. Na questão de sustentabilidade social, ocupa a 37ª colocação.

O relatório concluiu que o transporte terrestre se mantém deficiente no país. A qualidade das estradas, portos e ferrovias ocupa, respectivamente, 110º, 116º e 87º lugares. A segurança continua sendo um fator de grande preocupação no Brasil. No quesito, o país ficou em 128º, na frente apenas do Paquistão e da Rússia. O estudo mostra, ainda, que a competitividade do país vem caindo devido aos preços para o turista (92ª colocação), afetados principalmente pelos altos custos de passagens e taxas aeroportuárias.

Nenhum comentário: