terça-feira, junho 10, 2008

O que comi nesse fim de semana - Camarões e natas



Como escrevi ontem, camarão graúdo no Ceará tá fazendo lama. Passei o fim de semana comendo camarão.

Fui também ao Mercado São Sebastião, que apesar de ser um tanto longe de casa, vale muito a pena atravessa quase Fortaleza para comparar frutas, legumes e o principal (o motivo maior que me faz ir lá todo sabad0): queijos, natas, manteiga Itacolomy à granel e feijão verde.

Compro quijo mussarela feito em laticinios no interior do Ceará (muito bom), creme de nata, nata tradicional, a manteiga Itacolomy, que eu adoro, lá é vendido à granel. O feijão verde é realmente novissiono e acabou de ser colhido. As frutas como Carambola e Pera são absolutamente sensacionais. As verduras e legumes também.

As natas são uma iguaria à parte. Meu pai adorava nata e fazia a sua própria nata que comíamos com afinco. O creme de nata é uma especie de nata, de sabor muito parecido com a manteiga, é uma nata feitas à base de creme de leite, a contrário da nata tradicional que é extraída do próprio leite e que tem duas versões que eu adoro: a fresca e a azeda.

Minha esposa faz um feijão verde com abobora e nata que é algo de divino. Amanhã eu passo a receita.





Talharim com camarões e natas

1 Kg de camarão
1 pct de talharim
1 colher de sopa bem cheia de molho de tomate apimentado (eu mesmo faço)
Erva de sua preferencia (usei alecrim)
Creme de nata
Nata tradicional
3 dentes de alho
1 cebola ralada
sal e pimenta do reino

Cozinhe o talharim e escorra.

Descasque os camarões e tempere com sal e pimenta do reino. Refogue no azeite o alho e a cebola ralada e acrescente os camarões. Após 4 minutos, ponha 3 colheres de sopa de creme de nata e 3 de nata tradiconal azeda. Misture tudo ao talharim. Por ultimo ponha a erva e sirva imediatamente.

SHOW!!!





Camarão gratinado com banana e natas


1 Kg de camarão
1 colher de sopa bem cheia de molho de tomate apimentado (eu mesmo faço)
Erva de sua preferencia (usei alecrim)
1 copo americano de leite
Creme de nata
Nata tradicional
3 dentes de alho
1 cebola ralada
2 bananas bem maduras cortadas no comprido
Noz moscada
50 gr de queijo ralado
sal e pimenta do reino


Faça um molho branco pondo o leite, 4 colheres de sopa de nata tradicional e 4 do creme de nata, sal, pimenta do reino e uma pitada de noz moscada. Reserve.

Refogue por uns 3 minutos apenas os camarões com o alho e a cebola. Ponha o molho de tomate apimentado. Misture tudo com o molho branco.

Corte as bananas e ponha no fundo de um pirex como se fosse uma cama. Despeje os camarões com o molho de natas, ponha queijo ralado por cima e leve apenas para gratinar.

Sirva com arroz branco e um bom azeite!

Maravilhoso!!!

Nenhum comentário: