quinta-feira, abril 06, 2006

Ah, esses franceses loucos e suas invenções maravilhosas



O mundo os considera bossais, eu também. Os franceses tem uma atitude de superioridade cultural, e às vezes tratam turistas e estrangeiros de forma bastante rude. Eles moram em um dos destinos mais procurados por turistas e não gostam de nossas visitas por lá. Reclamam que os turistas tiram o sossego, vegas de estacionamento, vagas em restaurantes e por aí vai.

Agora os caras estão indo às ruas há pelo menos um mês por causa de uma Lei polêmica, mas que só diz respeito à eles. Quando iremos às ruas por um mês, paralisando a economia por alguma causa aqui no Brasil? Nunca!

Eles são e podem ser bossais: Tem a melhor culinária, os melhores vinhos, uma lingua linda, uma cultura invejável, pintores explêndidos, um país lindissimo e etc... etc... e etc... e tal.

Não bastasse tudo isso, os caras inventaram três das maiores invenções que os humanos produziram: Cinema, Fotografia e o Desenho-animado. É mole? os caras inventaram o cinema. Mil pra eles. Só aí já disseram tudo!

Mas tem uma coisa que me faz gostar muito deles: eles acolheram o nosso Santos Dumont com carinho, admiração e o respeito que o gênio dele pedia à epóca. Os parisienses abriram todas as portas pra nosso inventor maior, como se tivessem abrindo as portas das suas próprias casas para o Brasil. Como posso não gostar deles.

Foram os irmãos Lumiére que inventaram o cinema, Louis Daguerre a Fotografia e Émile Reynaud foi o precursor do desenho-animado.

Ah, esse franceses são loucos mesmo! Mas eu gosto deles. Todas as vezes que eu sair de um cinema, ver as fotos de minha familia e dos amigos e ler um bom gibi eu vou ter que lembrar deles. Paciência.

Um comentário:

Maria Estefana disse...

vlw ajudo na minha pesquisa