quarta-feira, abril 05, 2006

O bom menino não faz pipi na cama

Você já ouviu falar de George Savalla Gomes? Não? Nem eu!

Mas se eu perguntar se você já ouviu falar do Palhaço Carequinha? Quem não ouviu falar?

Talvez as novas gerações não tenham ouvido falar deste ícone da cultura brasileira. Carequinha atravessou várias gerações como ídolo infantil.

Sua mãe era trapezista e ele nasceu literalmente em um picadeiro de circo, logo após o espetáculo em que ela sentiu as dores do parto quando se equilibrava no arame.

Neto do velho Savalla, dono do Circo Peruano, Carequinha começou a trabalhar em 1920, aos cinco anos de idade.

Em 1950 passou a trabalhar na extinta TV Tupi, formando uma dupla de palhaços com Fred, nome artístico utilizado por Fred Vilar, no programa "Circo do Carequinha". Carequinha foi pioneiro do circo na televisão brasileira e de programas infantis ao vivo na TV. O programa permaneceu 16 anos no ar.

Carequinha se apresentou para vários presidentes, como Getúlio Vargas, Jucelino Kubitschek, João Goulart, passando por vários presidentes do governo militar. Recebeu inclusive a Ordem do Mérito Cultural do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Carequinha lançou ao longo de sua carreira vários discos infantis, dentre eles se destacam: Fanzoca de rádio/O preço da gripe de 1957; Rei do futebol/Fanzoca do mundo de 1958 e Parabéns! Parabéns!/Prá você, mãezinha de 1959

Carequinha agora não vai mais nos alegrar. Deus, Jesus Cristo e São Pedro queriam porque queriam que Carequinha fizesse uma seríe de apresentações lá no paraíso. E ele foi. Foi nesta madrugada aos 90 anos.

Para adicionar informações sobre o Carequinha no Wikipédia é só acessar o link Carequinha no Wikipédia

Nenhum comentário: