sexta-feira, abril 07, 2006

Judas, traidor ou herói?


Quem foi o maior traidor da história da humanidade? Até uma crainça sabe que Judas Iscariotes foi este homem. Ele traiu ninguem menos que o filho de Deus. Judas traiu Jesus por 30 moedas de pratas e depois de arrependido se matou com uma corda no pescoço.

Judas vem ao longo do tempo sendo retratado como uma figura atormentada pelo ciúme, inveja e decepção por Jesus ter vindo com a missão de morrer e se deixar ser humilhado, para salvar a humanidade, que até então era toda pecadora universal. Judas esperava um Rei, um Rei com força e divindade suficiente para liderar uma revolução armada a fim de expulsar definitivamente, os romanos que eram os conquistadores e usurpadores da Terra Santa e Prometida.

Essa é a história de Judas Iscariotes. Ou era, até agora. Agora a história de Judas está sendo reescrita, graças a um manuscrito de pairo de pelo menos 1.700 anos descoberto por acaso. Este frágil papiro de 31 páginas mostra Judas como um personagem benéfico, o favorito de Jesus, que teria colaborado com os seus planos para salvar a humanidade.

A National Geographic comprou por 1 milhão de dólares os direitos de transmissão de um documentário de duas horas sobre este documento que vem sendo chamado de O Evangelho Segundo Judas, e que faz parte dos textos agnósticos ou apócrifos. Os textos estão sendo traduzidos na Suíça por uma equipa dirigida por Rudolf Kasser, da Universidade de Genéve. O frágil manuscrito de papiro que foi descoberto por acaso, provavelmente é uma cópia do original datado de 150 dc., foi redigido em copta, antiga língua dos cristãos do Egipto. "Acabámos de receber os resultados dos testes e chegámos à conclusão de que o texto é ainda mais antigo dos que pensávamos, remontando a um período compreendido entre o princípio do século III e o princípio do IV", explicou Mario Jean Roberty, diretor da Fundação Maecenas para a Arte Antiga daBasileia.

O original que provavelmente foi escrito em grego, foi atestado pelo primeiro bispo de Lyon, Santo Irineu, que, no meio do século II, o denunciou num texto contra as heresias.

A origem do Evangelho Segundo Judas é misteriosa. Depois de sua descoberta por acaso em Beni Masar no Egito provavelmente nos anos 1970, fez uma breve passagem na Suíça antes de ser colocado em um cofre nos Estados Unidos durante 20 anos. Apenas no final de 1990 seu conteúdo foi identificado e a Fundação Maecenas o comprou em 2001.

Para entendermos porque este texto tão antigo e conhecido desde o Séc. II não foi incluído na Biblia, é preciso ler sobre o Concílio de Niceia (Turquia), reunido em 325 por Constantino, o primeiro imperador romano cristão. Constantino decidiu que apenas os quatro evangelhos que conhecemos seria oficializado como transmissores dos ensinamentos de Cristo. Somente os textos atribuídos aos evangelistas Marcos, João, Lucas e Mateus se mantiveram. Um numero aproximado de trinta outros textos foi afastada, por serem considerados "inconciliáveis com aquilo que Constantino queria manter como doutrina política". É preciso entender que à epóca, a realidade politica do mundo conhecido era outra totalmente diferente da de hoje. Era preciso reforçar o Cristianismo de qualquer maneira. Para isso foi necessário reforçar os dogmas, os simbolismos e escolher muito bem os textos que comporiam a Biblia.

Diga-se de passagem, que nenhum dos Evangelhos oficiais foram realmente escritos pelos seus respectivos "autores", isto é, O Evangelho segundo São Marcos, não foi escrito por Marcos, e assim foram os outros. Além disso, eles foram escritos decadas depois da morte de Jesus. Evidentemente, a maioria dos apostolos nem sabia ler, nem escrever. Desde os primeiros dias em que Jesus juntou seus discipulos até sua resurreição, não havia um só escriba entre eles. Ninguem ficou anotando as coisas que ele dizia e fazia. Tudo foi passado de boca em boca até alguem ou algumas pessoas (que ninguem sabe ao certo quem) escreveram os textos que compõem o que hoje chamamos de Novo Testamento. Ninguem sabe ao certo quem foi ou foram os autores do diversos textos que compõem a Biblia Sagrada.

A midia do mundo está dando um destaque todo especial ao Evangelho Segundo Judas. A espectativa é de que algo possa ser mudado na Religião Católica. Aliás, mudanças estão sendo exigidas pelos fiéis há muito tempo, mas desde a subida ao trono de João Paulo II isto não é possível, já que ele era de uma corrente altamente conservadora e o atual Bento XVI também.

Provavelmente, segundo os especialistas que tiveram acesso aos textos que serão divulgados pela National Geographic Channel, no domingo que vem (dia 09/04/2006) às 22:00 hs, o conteúdo destes textos é suficiente para redimir esta que é uma das figuras mais estigmatizadas da História: Judas Iscariotes. VEJA NO SITE DA NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL

Para baixar a Biblia Sagrada gratuitamente:

Saiba como foram escolhidos os livros e textos que compõem a Biblia Sagrada:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Conc%C3%ADlio_de_Niceia

http://br.geocities.com/luizahpbr/Frases-Nticker/nic.html


http://www.veritatis.com.br/_agnusdei/1niceia1.htm

http://groups.msn.com/0drl6pb2ag/oconcliodenicia.msnw


Saiba sobre a vida secreta de Jesus: A Vida Secreta de Jesus

Nenhum comentário: