segunda-feira, abril 24, 2006

O gênio dos gênios


Se existe um gênio dos conhecidos gênios da humanidade, esse alguem era Leonardo da Vinci.

Leonardo Da Vinci nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre sua cidade natal. Para alguns historiadores, foi em Anchiano que ele nasceu, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos Montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.

É considerado um gênio total e absoluto. para mim ele é simplesmente o gênio dos gênios. Assim como todos os gênios, ele era uma figura reclusa e provavelmente hiperativo. Costumava começar três tarefas ao mesmo tempo e não terminar nenhuma. Existem casos de encomendas pagas à Leonardo que nunca teriam sido entregues.

Por que ele é considerado por mim o Gênio dos Gênios? Simples: Foi gênio em todas as artes conhecidas na época: escreveu livros, foi escultor, foi um dos melhores pintores de todos os tempos, escreveu peças de teatro, foi matemático, foi anatomista de primeira linha, escreveu musicas, foi arquiteto, foi projetista militar e civil, naturalista... UFA!

Não bastasse isso tudo inventou o que viria a ser a bicicleta, o submarino, o helicoptero, a asa-delta, isqueiro, paraquedas, e muitos outros.

A Gioconda (Monalisa) é o talvez sua obra-prima mais conhecida e é considerada a obra mais importante e conhecida da arte ocidental. A Monalisa hoje não tem valor. É incalculável seu valor.

Leonardo gastava muitas de suas noites dissecando cadáveres. Isso lhe rendeu trabalhos de anatomia ainda hoje consultados. Viveu recluso, sem mulheres, em meio às artes e aos odores da morte e da decomposição.

Esse foi Leonardo Da Vinci. O maior de todos para mim.


Conheça mais sobre ele em:

http://paginas.terra.com.br/arte/mundoantigo/vinci/

http://www.mos.org/leonardo/

http://www.mos.org/sln/Leonardo/

Nenhum comentário: