quarta-feira, abril 19, 2006

O Papa invisível


Bento XVI fez aniversário de pontificado. Não era o Papa que eu queria. Mas foi o escolhido por critérios, acredito eu, estratégicos e politicos. Mas milhares de fiéis festejaram intensamente.

Enquanto isso, outros ficaram preocupados por causa de sua péssima reputação. Como Cardeal, Joseph Ratzinger foi um guardião extremo da doutrina (arcaica acho eu) da Igreja e acusado de silenciar aqueles que divergiam dela, assim como fez com o Frei Leonardo Boff e a Teologia da Libertação.

John Allen, correspondente do vaticano para o National Catholic Reporter, diz que Ratzinger era visto como uma figura semelhante à de Darth Vader, o sombrio personagem de “Guerra nas Estrelas”. Ele foi o inquisitor da era moderna

O receio era tão grande que Allen teria dito: “Muita gente esperava que se Ratzinger fosse eleito numa terça-feira, na quarta os padres estariam rezando as missas em latim com as costas para os fiéis, ao mesmo tempo que dissidentes e liberais seriam colocados de lado dentro do mundo católico”

Mas surpreendentemente Bento XVI não tomou nenhuma medida extrema, e ele reinou este ano com absoluta traquilidade.

Tres coisas podem ser notadas neste primeiro ano:
  • Não houve uma caça às bruxas como se esperava;
  • Bento XVI pareceu quase invisível aos olhos do mundo, quase como se não existisse;
  • Ele gosta de usar roupas e óculos de grife
Ele já deixou claro que não perdoará Judas.

Eu o perdoei. Já basta para mim.

Nenhum comentário: