quinta-feira, abril 06, 2006

O Olimpo das letras


Esta foto acima é talvez o seu mais antigo registro. A foto ilustra uma sessão da Academia Brasileira de Letras.

Vou homenagear neste post o meu querido irmão Mendes Junior, um grande amante e colecionador de livros. Ele chega a ser compulsivo. Ele chegou ao limite de comprar uma edição de Dom Quixote do grande Cervantes com ilustrações do não menos grande Pablo Picasso e não ler por não ter coragem de abrir e folhear o volume tão ricamente publicado.

Ao viajar pelo site da Academia Brasileira de Letras, o internauta encontrará desde a história da academia, bem como a disposição e relação de quem já sentou nas famosas cadeiras numeradas. Tem também a biografia de todos os nossos imortais, publicações, bibliotecas e links para Academias de Letras de vários Estados (A Academia de Letras do Ceará não possui um site, que vergonha!) e de vários países.

Mas o que chama atenção, além do visual caprichado, é o Vocabulário Ortográfico que chega ao ponto de dizer se "tal" palavra existe na lingua portuguesa. Legal né?

É absolutamente imperdível. Vale a pena pelo menos visitar e perder alguns minutos ou horas ou dias, sei lá. Se é que uma visita dessa é perder tempo!

Nenhum comentário: