terça-feira, abril 11, 2006

Receitas de dar água na boca


É páscoa. Temos que lembrar do que comemoramos: a resurreição de Cristo. É claro que não sou um católico fervoroso, mas provavelmente lembrarei disso no dia.

Mas o que me agrada mesmo, além da reunião da familia e das conversas e tudo mais, são as comidas. Os quitutes e pratos de peixe, bacalhau e outros frutos do mar, via de regra são preparados por mim é claro!

Um amigo de trabalho, Marcellos, amante da boa culinária, me pediu pra postar umas receitas diferentes das que ele conhecia. Tive de atendê-lo. Aí vão umas receitas campeãs, devidamente testadas por mim várias vezes. Escolhi esssas por serem fáceis de fazer. São absolutamente sensacionais:

  • Filet de peixe ao molho de laranja e hortelã (receita de minha autoria enviada para o Centro de Treinamento da Alteza)

# 1 ½ kg de peixe de carne branca em filets: sirigado, pargo, cioba
# azeite suficiente para refogar os brocólis
# 5 dentes de alho em fatias finas
# Sal grosso
# limão para temperar o peixe
# 300 g de brocólis
# 1 maço de hortelã
# 4 laranjas maduras, grandes e doces
# 2 folhas de louro
# 1 garrafa de vinho branco
# Pimenta do reino moída e limão para temperar o peixe.

Tempere o peixe com pimenta do reino, bastante limão o louro e o vinho branco e deixe descansar por 2 horas. Refogue por 2 minutos o brocólis com azeite, sal, pimenta do reino e um dente de alho amassado. Unte com um fio de azeite uma forma refratária e junte os filets de peixe arrumados um ao lado do outro (deixe espaço em uma das pontas do refratário para arrumar os brocólis ao servir). Ponha por cima dos filets um pouco do molho da marinada (não muito), as fatias finas de alho e o sal grosso. Leve ao forno até que os alhos estejam torradinhos.

Para fazer o molho de laranja e hortelã: esprema as laranjas em uma panela, junte as folhas de hortelã , um pouco do molho da marinada e umas duas pitadas de açucar, Deixe o molho reduzir até engrossar (não engrosse o molho com amido de milho ou farinha de trigo). Prove o molho e adicione mais açucar ou um pouco de sal à gosto. Se preferir faça um molho de maracujá.

Para servir arrume o refratário com os filets, o brocólis e despeje por cima do peixe o molho de laranja e hortelã. Se sobrar molho da marinada, faça o arroz com ele. Fica uma delicia.

  • Moqueca de frigideira (receita de minha autoria enviada para o Centro de Treinamento da Alteza)

# 1 kg de filet de peixe de carne branca: sirigado, pargo, surubim
# 1 pimentão verde cortado em fatias finas
# 1 cebola grande cortada em rodelas finas
# 3 pimentas de cheiro cortadas em rodelas finas
# 1/2 talo de alho-porró fatiado fino
# 4 dentes de alho cortados em fatias finas
# 4 tomates grandes cortados em fatias
# 1 maço de cheiro-verde (cebolinha e coentro) picados
# 2 folhas de louro
# 1 cálice de vinho tinto
# 600 ml de leite de coco
# 1 vidro pequeno de azeite de dendê
# limão, sal e pimenta do reino moída para temperar o peixe.

Tempere os filets de peixe com sal, pimenta, limão, 02 folhas de louro. Junte o cálice de vinho e deixe descansar na marinada por 2 horas. Em uma frigideira grande aqueça o azeite de dendê e frite ligeiramente os filets de peixe. Depois adicione o leite de coco, dê uma mexida para incorporar o dendê com o leite de coco e arrume os filets. Vá adicionando por cima as fatias de cebola, de alho, de alho-porró, de pimenta de cheiro, de pimentão e um pouco de cheiro verde. Adicione o molho de vinho que sobrou da marinada do peixe. Deixe cozinhar por 7 minutos. Depois adicione por cima os tomates arrumados uma fatia ao lado da outra e o restante do cheiro verde e deixe por mais um minuto com uma tampa, apenas para amolecer os tomates. Sirva com arroz branco e molho de pimenta.

  • Lasanha de bacalhau (receita de minha autoria enviada para o Centro de Treinamento da Alteza)

# 800g bacalhau limpo, cozido e cortado em pequenos pedaços (recheio)
# 2 cebolas médias picadas (recheio)
# 4 dentes de alho amassados (recheio)
# 4 tomates grandes sem pele (recheio)
# 01 pimentão verde grande
# 500 ml de leite de coco
# ½ xícara de azeite (recheio)
# 100g de azeitona preta sem caroço (recheio)
# 1 pacote massa de lasanha pré cozida (camada)
# 500g de mussarela (camada)
# 50g de queijo parmesão ralado (cobertura)
# manjericão a gosto (recheio)

Deixe o bacalhau de molho trocando sempre a água de vez em quando. Reserve um pouco da água da ultima dessalga coada. Cozinhe por 02 minutos a massa da lasanha e escorra. Cuidado para não grudar uma na outra. Desfie o bacalhau já dessalgado. Numa panela adicione o azeite e frite o alho e cebola até dourar. Junte os tomates e o pimentão e mexa bem. Junte o bacalhau e refogue rapidamente. Junte um pouco da água da dessalga do bacalhau e o leite de coco. Prove o sal. Monte a lasanha alternando camadas de massa, queijo, azeitonas e o bacalhau. Por ultimo polvilhe com o queijo e o e leve para gratinar. Ao servir, polvilhe com as folhas de manjericão por cima. Regue com azeite e sirva.

  • Bacalhoada (receita retirada de um caderno de receitas antigo)

500g de bacalhau; 3 tomates; 3 ovos cozidos; azeitonas pretas; 1 pimentão verde; 1 pimentão vermelho; salsa e cebolinha; 2 ramos de alecrim; 1 cebola grande; 1 dente de alho; azeite; vinagre; pimenta-do-reino, sal.

Depois de dessalgar o bacalhau por 48 horas, escalde, retire as peles e espinhas e separe
a carne em lascas. Reserve. Faça um caldo com as peles e espinhas, temperadas com alho, cebola, louro, pimenta do reino e alguns ramos de alecrim.Corte os ovos cozidos e os tomates em quatro e os pimentões em tirinhas. Pique acebola e o alho. Refogue até começar a dourar, acrescente o bacalhau e refogue mais umpouco. Junte os pimentões, os tomates e 1 copo do caldo. Ferva em fogo brando por 10minutos. Salpique com cebolinhas e salsa picadas, decore com ovos e as azeitonas e sirva bem quente.
Acompanhe com um arroz feito com o restante do caldo e cenoura ralada.


  • Bacalhau gratinado (receita retirada de um site portugues de receitas só de bacalhau)

1kg de Bacalhau ; 2kg de batata-inglesa; 4 cebolas médias; 100g de azeitonas pretas; 5 ovos; azeite de oliva à gosto

Cortar o bacalhau em pedaços e dessalgá-lo. Após o dessalgue, retirar a pele e cozinhar os pedaços juntamente com as batatas descascadas e partidas ao meio. Após o cozimento, escorrer a água ainda fervente e deixar esfriar até uma temperatura manuseável. Desfiar o bacalhau em pequenas lascas e cortar as batatas em rodelas. Cozinhar os ovos até endurecerem, esfriá-los e cortá-los em rodelas. Cortar as cebolas cruas em rodelas.

PREPARO FINAL: Usar uma travessa funda de vidro tipo pirex ou de barro e arrumar os ingredientes da seguinte forma: uma camada de lascas de bacalhau seguida por uma de batatas e outra e cebolas, ovos e azeitonas. Repetir as camadas até o término dos ingredientes. Nesta operação só devem ser usados 2/3 da quantidade de batatas. O restante deverá ser transformado em purê. Após a arrumação, regá-los com o azeite e cobri-los com o purê. Pincelar a cobertura com gema de ovo cru e levar a travessa ao forno até obter um dourado suave.


TODAS AS RECEITAS ACIMA FORAM FEITAS DMAIS DE UMA VEZ POR MIM. VALEU A PENA CADA UMA DELAS. BOM APETITE!

Nenhum comentário: