quarta-feira, abril 12, 2006

A origem da Páscoa

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Pessach é Páscoa judaica.

A festa é tradicional e associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade. A tradição do coelho da Páscoa, foi trazida à América por imigrantes alemães por volta de 1700.

Por que o dia da Páscoa sempre cai em dia diferente? Tem uma resposta para isso: o dia da Páscoa é comemorado no primeiro domingo depois da lua cheia, que ocorre no dia ou depois de 21 de março (equinócio). A Igreja para obter uma constante na data da Páscoa decidiu, no Concílio de Nicea em 325 d.c., definir a Páscoa relacionada a uma lua imaginária: a Lua Eclesiástica. a Igreja criou a sua própria lua cheia.

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

Sendo assim, dá pra saber quando a Páscoa vai cair em qualquer ano no futuro. Veja até 2010:
  • 2007 - 08 de abril
  • 2008 - 23 de março
  • 2009 - 12 de abril
  • 2010 - 04 de abril

Um comentário:

Marco Aurélio disse...

A descoberta do Evangelho de Judas é um grande achado arqueológico e espero que os religiosos entendam isso. A Última Tentação de Cristo, A Paixão de Cristo, e o Código da Vinci foram duramente atacados pelas igrejas. Agora é diferente. Não se trata de um filme ou de um livro. É um documento verídico.
Essa vai dar muita polêmica!

Um abraço

Marco Aurélio