segunda-feira, abril 10, 2006

Semana Santa - A origem

O costume de se festejar a Semana Santa, vem desde os primeiros seculos. Os cristãos celebram a semana anterior à Pascoa com especial devoção, pois simbolicamente, é lembrada a agonia, a morte e a ressureição de Jesus Cristo.

No Séc. IV, essa semana passou a chamar-se de Semana Pascal. No Séc. V, chamava-se Semana Autentica. Nesta mesma época, se comemorava também nos países orientais a Semana Santa, e lá chamava-se Semana Maior. Nessa mesma época decidiu-se chama-la de Semana Santa, até os dias de hoje. No tempo dos Apostolos, a Semana Santa era celebrada apenas nos dias de sexta-feira e sabado com um jejum rigoroso, e no domingo se festejava a ressureição de Cristo. Depois incluiram também a quarta-feira. No ano de 247 d.c., tinhamos toda a semana de festas.

A festa é de judeus e católicos. Os judeus, com toda sua tradição ainda festejam com ritos, jejuns e com respeito. Nós cristãos (católicos) festejamos o feriadão. Festejamos o vinho e o bacalhau, e no domingo o chocolate. E só.

Jesus... Bem... Jesus deixamos pra festeja-lo no natal, né?


2 comentários:

Anônimo disse...

Devia ter vergonha de falar que JESUS deixamos para comemorar no Natal, vc deveria se lembrar dele da hora que acorda até dormir é exatamnte por tudo que ele sofreu que hoje vc esta aqui, no mundo pra falar estas besteiras.

Vicente Adeodato disse...

Caro amigo, acho que você entendeu ao contrário. Critico sim o nosso modo de vida, mas eu generalizei, não falei só de mim.

Confesso que hoje sou muito mais espiritualizado, sem exageros, por conta de minha doença, não sou hipócrita, mas as críticas ao nosso modo de comemorar a Semana Santa continua.

Abraços do amigo

Vicente Adeodato