quinta-feira, abril 06, 2006

O verdadeiro Big Brother

Não existe Big Brother como o Pedro Bial, simpático e brincalhão. Na vida real a coisa é bem diferente e bem mais séria.

Na Internet surge um sem fim de boatos, lendas e algumas tem um fundo de verdade. A máxima das lendas, do folclore e da mitologia em geral é a de que foi tudo, ou quase tudo, baseado em algo verdadeiro, e que depois, ao longo de um tempo, acrescentada uma ou mais pitadas (grande o suficiente) de heroismo e simbolismo, até se transformar naquilo que ouvimos e repassamos. E como conseguimos passa rápido os boatos e lendas. É incrível!

Mas de todas as lendas de Internet, existe uma que me dá arrepios: a de que tudo que digitamos, navegamos, publicamos e pesquisamos está sendo enviado pelo próprio Windows para servidores enormes nos EUA, à mando do Governo de lá. Mas será que é verdade?

O jornal USA Today publicou há cerca de duas semanas atrás, em matéria de capa, isto é, com o destaque que a noticia merece, que que simpatizantes da Al-Qaeda, estão se utilizando do Orkut para obter suporte ainda maior ao líder Osama Bin Laden, através da divulgação de vídeos e de links promovendo o terrorismo, na tentativa de recrutar novos militantes, de preferencia ocidentais não-árabes para integrar suas fileiras. Confira o texto.

Segundo recente relatório da entidade Repórteres Sem Fronteiras, o Irã foi o país do Oriente Médio em que a internet mais cresceu desde o ano 2000. Quem se aproveita disso são os militantes antiamericanos. No Orkut, existem pra lá de 50 comunidades exaltando, devotando-se ou endeusando Osama Bin Laden, a Al-Qaeda ou a Jihad, a dita guerra santa dos muçulmanos contra o Ocidente em geral.

O pior ainda está por vir, segundo Carlos Alberto Teixeira, que escreve uma coluna para o Yahoo, prova que existem publicações na imprensa brasileira dando conta de que por motivos desta nova paranóia do Governo Americano, agora voltada para a Internet e seu uso, que o Brasil entrou para a lista dos países que estão sendo fortemente vigiados. Leiam as reportagens nos links 1, 2, 3 e 4.

O Governo Americano associa, indevidamente acho eu, o Brasil a movimentos e iniciativas islâmicas, e acha que "o Orkut, que alega ter 13 milhões de membros, é particularmente popular no estrangeiro, em especial no Irã e no Brasil..."

O Orkut é avassaladoramente dominado pelo Brasil, com 72,69% dos assinantes. Em seguida vêm os EUA (10,93%), a Índia (2,68%) e só depois o Irã (2,40%). Nosso povo é alegre e gosta de conversar. Não somos frios como os americanos.

O Windows estaria armazenando e enviando para grandes servidores (computadores) nos EUA, logs (arquivos de registro) com informações: o que pesquisamos (principalmente no Google), o que publicamos, por onde navegamos e por aí vai.

Será que é verdade? E se for? O que vamos fazer? Sei não!!!

Nenhum comentário: