quarta-feira, abril 05, 2006

Coca-Cola, ô veneno bom!


Meu amigo Elino Flávio me mandou mais outra contribuição: As verdades sobre a Coca-Cola, o refrigerante mais bebido do mundo. Leiam e tomem outra Coca-Cola se forem capazes:

Na verdade, a fórmula "secreta" da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando
A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica daCoca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e você verá que ela fica igualzinha a qualquer outro refrigerante .É exatamente o Cloreto de Sódio (sal) em exagero (50mg de sódio na lata) (que eles dizem ser "very low sodium") que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de "açúcar" (sacarose). Nos 350 gramas (lata) de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA !...

Fórmula da Coca-Cola ?...Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS- High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COLA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração. O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber. Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da cola e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto. O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes.

Nas versões Diet, os adocicantes por ter vida muito curta, O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar "edge" no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... a lista é enorme. Nossa mãe, os caras exageram mesmo!

Depois dessa, não sei se continuarei a tomar Coca-Cola sem pensar nisso ou penso e tomo assim mesmo, sabendo tudo!

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa! dps dessa nunca mais irei tomar coca !

eh,isso eh um veneno,nao tomo mais nehum refrigerante,ja faz um bom tempo !
chega disso !
coca = veneno

Anônimo disse...

que horrorrrr
ainda bem q n tenho o pessimo costume de beber refri