segunda-feira, abril 10, 2006

O contador do Brasil


O grande antropologo Darcy Ribeiro certa vez disse sobre o Brasil: " Este país é ótimo. O que falta é gente pra contar". O escritor e jornalista Fernando Morais levou isto a sério. Quem conhece suas obras sabe muito bem.

As biografias e fatos marcantes do Brasil e do mundo são os temas preferidos de Fernando Morais.

Collor de Mello, Assis Chateaubriand, Olga Benário, Antonio Carlos Magalhães, Fidel Castro foram descritos de forma impecável. Fernando Morais gosta de entrevistar a maioria das personalidades que ele retrata em seus livros.

"A Ilha" para mim é sua obra mais importante. Li há muitos anos e acho que vou reler. Fernando Morais viajou por Cuba, em plena ditadura brasileira e entrevistou quem passasse na sua frente e "construiu" essa obra básica para qualquer brasileiro que tenha vivido aquela época tão conturbada. Dois anos depois ele fez sua primeira entrevista com Fidel, hoje eles são amigos pessoais.

Fernando Morais goza de um prestigio especial em minha lista dos melhores, principalmente quando ele com uma coragem extrema, escreveu e lançou "Souza Cruz - 100 anos". A história dessa que é uma empresa no minimo assassina.

Mas para quem não o conhece ou o conhece mas não leu nenhuma de suas obras, eu aconselho ler "Cem Quilos de Ouro e Outras Histórias de um Repórter", que nada mais é do que uma seleção de suas melhores entrevistas. Tem um pouco de tudo: Collor, Olga, Chatô e etc... e tal. É sensacional!

São muitos os temas e obras deste autor tão atual e nosso. Leia Fernando Morais.

É absolutamente essencial!

Para saber mais sobre suas obras:

Bondfaro


Submarino

Submarino 2

Submarino 3

http://www.ciashop.com.br/livrariaphylos

http://www.brazilianbooks.com/SSS/click.cgi?book=6175

Nenhum comentário: