quinta-feira, junho 12, 2008

Feijão verde - A receita de minha esposa

(Tradicionalmente, a cumbuca de barro com feijão verde, tem de vir se esparramando pelas bordas. Isso sim é que é feijão verde bem servido.)



Agora a receita de feijão verde de minha esposa:

Feijão verde cremoso com nata

OBS: Não faça muito feijão, se for consumir apenas em um almoço ou para petiscar e tirar-gosto com poucas pessoas, umas 500 gramas é o suficiente.

500 gr de feijão verde (procure um bem verde mesmo e que não esteja brotando)
3 dentes de alho amassados
1 cebola roxa grande picada
8 cebolas pequenas e inteiras
Queijo de coalho macio cortado em cubos pequenos
2 folhas de louro
Um bom pedaço de abobora (bem vermelha e doce de preferencia) cortada em cubos
Uns 20 maxixes cortados em 3
Creme de leite
Uma quantidade generosa de nata
Cheiro verde cortado na hora de servir
Sal e pimenta do reino



OBS2: O maxixe (foto acima) é uma hortaliça tradicional no Nordeste, ainda pouco conhecida no Centro-Sul do país. É um fruto originário da África, introduzido no Brasil pelos escravos. O maxixe é uma Cucurbitacea, como as abóboras, pepino, melão e melancia. Os frutos são fonte de sais minerais, principalmente zinco, e têm poucas calorias.

OBS3: O acrescimo de cebolas inteiras e o creme de leite, são detalhes a mais que minha esposa gosta de acrescentar, mas não faz parte da receita tradicional. Alguns bares de Fortaleza, acrescentam o creme de leite para deixar o prato mais cremoso.

OBS4: Por ser verde, o feijão é macio e portanto cozinha em bem menos tempo que os feijões tradicionais. Cozinhe o feijão com pouca água, com o alho, a cebola, o louro e a pimenta do reino (não ponha ainda o sal), em uma panela de pressão.

Com uns 10 minutos que a panela esteja já soltando o vapor, abra a panela e verifique a textura do feijão. Se já estiver quase cozido, acrescente os outros ingredientes e ponha pra cozinha mais uns 6 minutos na pressão.

Quando terminar o cozimento, acrescente o sal, o creme de leite (à gosto) e a nata, também à gosto.

Para servir, acrescente ums ou duas colheres de sopa de nata, para ir derretendo aos pouco (foto acima). Dá um efeito maravilhoso. Se quiser acescente um pouco de queijo de coalho ralado por cima, na hora de servir. Não esqueça do detalhe do cheiro verde (coentro e cebolinha) picados na hora!

É bom até puro, com legumes cozidos ou com arroz branco, farofa e uma boa pimenta!! E para beber: uma cerva gelada de preferencia!!

Delicioso demais!!!

DETALHE: Aqui no Ceará, não se costuma adicionar carnes ao feijão verde e outros ingredientes ao feijão verde, mas já vi receitas em que se adiona o feijão verde em sopas, em pratos de camarão, em saladas (já comi e é muito bom).

3 comentários:

maravilhoso mundo de blogger disse...

muito boa essa receita!ela é a mesma do feijão que servem no Docentes e Decentes ?

SARASWATTI disse...

Olá Vicente,
Obrigada pela receita deliciosa! Adoro esse prato!!!
Parabéns pelo blog.
Beijos para sua virtuosa esposa.
BEN.

Unknown disse...

Gostaria de saber qual é o ingrediente que não ta aparecendo.. tem assim: Uns 20 ....... cortados em 3.
20 o que que é cortado em 3?